Sistemas de ajuda mútua ou doação são sites destinados a gerenciar as pessoas e as doações. Estes sistemas não são empresas de MMN e nem possuem CNPJ. São organizados por ciclos, em geral, que prometem um excelente retorno financeiro com baixo investimento. Escritório Virtual é uma página pessoal que a pessoa recebe quando se cadastra no sistema, onde aparece uma pessoa para ela doar ou depositar. Há alguns desses sites em que a pessoa efetua um pagamento para a própria administração do sistema. Neste caso, funcionam como se fossem “empresas de MMN”. Para a pessoa que conseguir fechar a matriz (indicar todos os seus diretos exigidos), o sistema efetua o pagamento em dia da semana pré-determinado pela administração do site. Doação é um instituto que permite que cada um doe o valor de sua livre e espontânea vontade, sem ser coagido a nada. Seria uma “taxa” para participar de um programa de cooperação. Esses sistemas de doação ou de ajuda mútua começaram a se disseminar na internet, com mais freqüência, após o bloqueio de várias empresas, acusadas por indício de pirâmide financeira, pela Justiça de alguns estados brasileiros, em 2013. A intenção seria a de capitalizar, por meio desses sistemas, quem teve seus “investimentos” retidos. Enquanto aguardavam o desenrolar do processo, alguns grupos criaram vários tipos de ciclos na internet para gerar dinheiro e compensar suas perdas. Mas, não é uma novidade da internet brasileira. Há vários sites estrangeiros de ciclos, que já existiam anteriormente a esses sistemas.
Esses sistemas são formados de matriz 2 X 1, 2 X 2 ou 3 X 2. Mas, existem outras matrizes, de 4 X 1, de 4 X 4 ou de 5 X 5, todas compostas de várias fases, níveis ou ciclos. Existem, também, até de fila única ou combinação de várias dessas matrizes. Seja qual for o tipo, há necessidade de pessoas interessadas em participar do sistema. Precisa entrar muitas pessoas para o resultado prometido se concretizar.
Os prazos mais comuns, para doação, são de 24 horas, 48 horas e, no máximo, 72 horas. Caso não seja efetuado o depósito ou pagamento a pessoa é excluída do sistema. Portanto, não basta se cadastrar, há necessidade de depositar rápido para se ativar. È muito comum, entretanto, a pessoa se cadastrar e não depositar. Em fases mais adiantadas, também, muitas pessoas recebem os valores daquele nível e não depositam mais e desistem. Assim, trava a rede e o sistema não funciona.
Nesses sistemas, também, a pessoa que completa a sua matriz e continua indicando outros, derrama para seus downlines, que é a forma de ajudar quem está embaixo e pertence à sua rede. Entretanto, isto não acontece tão facilmente conforme dizem os divulgadores dos sistemas. Em conseqüência, cada um deve indicar pessoas e formar a sua própria rede se quiser receber alguma doação.
Entretanto, há muitas pessoas que não conseguem indicar ninguém para o sistema e o resultado prometido não ocorre. Assim, a pessoa não recebe de volta o investimento inicial e nem cicla para o próximo nível. Então, o grupo que inventou o sistema ou quem entrou primeiro junto com esse pessoal é que tem garantia de receber.
Você poderá ler também:
MARKETING MULTINÍVEL OU DE REDE. O QUE É ISSO? |