Marketing multinível (MMN) ou de Rede é um modelo de negócio onde a receita gerada advem da venda de bens ou serviços. Neste tipo de empresa, ocorre o recrutamento de novos revendedores, afiliados ou distribuidores independentes para formar rede ou equipe.
Conforme Will Marks, “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.
Entretanto, o marketing multinível não deve ser derivado das vendas diretas dos produtos ou serviços para os próprios membros (revendedores, afiliados ou distribuidores), mas, sim para a maioria (70 %) dos consumidores que não participam desta empresa de MMN.
De acordo com alguns teóricos da Administração, o marketing Multinível ou de rede é considerado um sistema bastante eficaz em determinadas situações de mercado.
Desde os anos 90, com a globalização, as empresas passaram a utilizar, mais intensamente, o MMN para fidelizar seus clientes, que é o que se chama de marketing de relacionamento.
Prof. Edmundo Roveri, especialista em Marketing Multinível, disse que o MMN é como um modelo de remuneração da Força de Vendas.
No mercado, o sistema de marketing multinível possui várias denominações, entre elas: Marketing de mídias sociais (MMS); Marketing de Rede (MR); Marketing Multinível (MMN); Multi Level Marketing (MLM); ou Network Marketing (NM).
Continue Lendo:
Marketing Multinível e Pirâmide Financeira |